Switches - O que são e como utilizá-las
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Switches - O que são e como utilizá-las
SWITCHES
O que são e como utilizá-las
Muitas pessoas têm dúvidas de como utilizar switches, e algumas têm medo de usar, como eu tinha medo.
Agora que aprendi, venho lhes ensinar como utilizar as switches de maneira correta e eficaz!
O que são as switches?
As switches funcionam como verdadeiros "interruptores". São como dispositivos, que ao ligar, faz com que um determinado efeito ocorra.
Ex: Lâmpada acesa, ao tornar a Switch OFF (Desligada), a lâmpada desliga. Ao toranr essa Switch ON (Ligada), ela liga novamente.
Como utilizá-las?
As switches são utilizadas principalmente para registrar eventos. Mas também são usadas para "mutar" eventos. Por exemplo: Ao pegar ítem X, liga a switch "Ítem X Pego".
Ou seja, um evento faz com que uma switch seja ligada(ON), e faz com algo aconteça, com isso vamos trabalhar também Páginas do Evento.
Se você reparar, ao criar um evento tem um botão chamado "Nova Página". Ao clicar lá, seu evento passa a ter outra forma, a qual pode ser mudada utlizando Switches.
Vamos fazer uma espécie de leitura técnica:
"Ao abrir um baú, a Switch "Abriu Baú" é ligada, nisso, uma porta abre por causa da Switch "Abriu Baú" que está ligada. Ao fechar o baú, a switch "Abriu Baú" é desligada, fazendo com que seja registrado que o baú está fechado, e então a porta deve fechar."
Para entender melhor, vamos para a prática:
Vamos citar um exemplo comum:
"O herói deve passar por uma porta, mas só pode passar com uma espada."
Simples, temos que fazer com que o herói pegue a espada, vamos partir para a prática!
1º Passo:
Crie uma mapa qualquer, desenhe uma parede.
2º Passo:
Na parede crie um evento "Porta" e no chão, crie outro evento chamado "Espada".
3º Passo:
No evento porta, crie uma Nova Página, e nas Condições de Evento, marque a opção Switch e escolha a switch 0001. Nomeie a switch de "Pegou Espada" e coloque uma mensagem nos Comandos dizendo assim: "Você pegou a espada, pode passar."
4º Passo:
No evento Espada, crie uma Nova Página, e nas Condições de Evento, marque a opção Switch e escolha a switch que você nomeou de "Pegou Espada".
Volte na página 1 do evento Espada e nos Comandos de Evento escolha Opções de Switch. escolha a switch "Pegou Espada" e selecione ON.
5º Passo:
Ao testar o jogo vai ocorrer assim:
"Ao clicar no evento Espada, vai ligar a Switch "Pegou Espada", assim, o herói vai poder passar pela porta."
Mais Informações
As switches registram acontecimentos e informam que aconteceu. Como foi citado, registramos que o herói tocou na espada, e sabendo disso, a porta abriu.
Até mais :D
O que são e como utilizá-las
Muitas pessoas têm dúvidas de como utilizar switches, e algumas têm medo de usar, como eu tinha medo.
Agora que aprendi, venho lhes ensinar como utilizar as switches de maneira correta e eficaz!
O que são as switches?
As switches funcionam como verdadeiros "interruptores". São como dispositivos, que ao ligar, faz com que um determinado efeito ocorra.
Ex: Lâmpada acesa, ao tornar a Switch OFF (Desligada), a lâmpada desliga. Ao toranr essa Switch ON (Ligada), ela liga novamente.
Como utilizá-las?
As switches são utilizadas principalmente para registrar eventos. Mas também são usadas para "mutar" eventos. Por exemplo: Ao pegar ítem X, liga a switch "Ítem X Pego".
Ou seja, um evento faz com que uma switch seja ligada(ON), e faz com algo aconteça, com isso vamos trabalhar também Páginas do Evento.
Se você reparar, ao criar um evento tem um botão chamado "Nova Página". Ao clicar lá, seu evento passa a ter outra forma, a qual pode ser mudada utlizando Switches.
Vamos fazer uma espécie de leitura técnica:
"Ao abrir um baú, a Switch "Abriu Baú" é ligada, nisso, uma porta abre por causa da Switch "Abriu Baú" que está ligada. Ao fechar o baú, a switch "Abriu Baú" é desligada, fazendo com que seja registrado que o baú está fechado, e então a porta deve fechar."
Para entender melhor, vamos para a prática:
Vamos citar um exemplo comum:
"O herói deve passar por uma porta, mas só pode passar com uma espada."
Simples, temos que fazer com que o herói pegue a espada, vamos partir para a prática!
1º Passo:
Crie uma mapa qualquer, desenhe uma parede.
2º Passo:
Na parede crie um evento "Porta" e no chão, crie outro evento chamado "Espada".
3º Passo:
No evento porta, crie uma Nova Página, e nas Condições de Evento, marque a opção Switch e escolha a switch 0001. Nomeie a switch de "Pegou Espada" e coloque uma mensagem nos Comandos dizendo assim: "Você pegou a espada, pode passar."
4º Passo:
No evento Espada, crie uma Nova Página, e nas Condições de Evento, marque a opção Switch e escolha a switch que você nomeou de "Pegou Espada".
Volte na página 1 do evento Espada e nos Comandos de Evento escolha Opções de Switch. escolha a switch "Pegou Espada" e selecione ON.
5º Passo:
Ao testar o jogo vai ocorrer assim:
"Ao clicar no evento Espada, vai ligar a Switch "Pegou Espada", assim, o herói vai poder passar pela porta."
Mais Informações
As switches registram acontecimentos e informam que aconteceu. Como foi citado, registramos que o herói tocou na espada, e sabendo disso, a porta abriu.
Até mais :D
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